terça-feira, 2 de novembro de 2010

Todas as crianças tem direitos e são bem-vindas à escola

Inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à educação.
Fazer acontecer não tem necessariamente o sentido do inusitado. As grandes ações e inovações estão, muitas vezes na concretização do óbvio, do simples, do que é possível fazer, mas que precisa ser desvelado, para que possa ser compreendido e aceito por todos sem resistências.
A escola tem por obrigação fazer a inclusão de todos dentro do contexto educacional e social.



Projeto Arte Literária


Objetivo: Desenvolver a oralidade e despertar o interesse pela Literatura Infantil. Relatar as histórias lidas seguindo a sequência início-meio-fim.





Projeto criado por Kelma Moura de Araújo
 Professora da Pré - Escola 
 2º Período
Escola Classe 34 de Ceilândia

Projeto cada letra uma invenção

Objetivo: Relacionar as letras a objetos feitos com sucata, incentivando a descoberta das letras.





Autores do Projeto:
 Kelma , Geicyvan e Débora
Professores da Pré - Escola 
 2º Período
Escola Classe 34 de Ceilândia

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PEDAGOGIA DE PROJETOS

                  A pedagogia de projetos tem como objetivo a interação da escola- aluno-família.
 
                É com esse objetivo que temos o prazer de lhes apresentar o   projeto de leitura: HORA DO ENCANTO.

     Cada dia um aluno levará para casa um livro infantil que deverá ser   lido com a família.

     Antes de iniciar a leitura explore a capa do livro e deixe a criança  manusear, crie expectativa sobre a história, de ênfase ao nome da história  e do autor, após a leitura do livro a criança deverá fazer o reconto  no caderno de registros, através da escrita, ilustrações, colagens e tudo o que a imaginação mandar.

     Os pais contam a história caso a criança não tenha se apropriado da leitura caso contrário a criança será responsável pelo conto da história.

     No outro dia a criança traz a pasta para a escola e juntos, vamos  ver o que ela criou, incentivando assim a participação dos outros  alunos no projeto.


“Não se pode ensinar alguma coisa ao homem, apenas
ajudá-lo a encontrá-la dentro de si”.
Galileu Galilei

Projeto de leitura: HORA DO ENCANTO

                        Objetivos:

                         * Resgatar o amor, a amizade e a convivência com o (a) filho (a) e com a escola.
                         * Participar da educação e do desenvolvimento da criança.
                         * Reservar momentos de prazer para com seus familiares.
                         * Desenvolver na criança o espírito de responsabilidade e compromisso para que a mesma possa vir a ser um cidadão consciente e participativo na sociedade.
                         * Aperfeiçoar e enriquecer o vocabulário da criança.

                         Regras importantes:

                         * Este material está sendo entregue à vocês, portanto tenham cuidado ao manuseá-lo.
                         * Reservar um local apropriado para a leitura, cuidado para não sujar, rasgar ou perdê-lo.
                         * Escolher o melhor momento para que todos possam participar da leitura.
                         * Devolver o livro no dia seguinte, pois este mesmo livro será utilizado por outra criança.

                         Ciente deste compromisso:

                         * Descreva como foi a experiência da leitura em família.
                         * Quem participou deste momento de leitura?
                         * O próprio aluno deverá escrever e desenhar ou colar no caderno a parte que mais gostou da história.

           “Para contar histórias é necessário exercitar uma voz flutuante,
      teatralizada, que muda de tom durante a exposição.
              Contar histórias fisga o pensamento, estimula a análise”.
Augusto Cury

      Boa leitura!


Projeto idealizado pelas professoras: Telma e Mariana
1º ano do Ensino Fundamental
Escola Classe 34 ce Ceilândia





PROERD

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública do D.F. afasta cada vez mais os jovens do mundo das drogas.

Semana da Criança

Na semana da criança, foram realizadas diversas atividades para proporcinar entretenimento e interação social das crianças, por meio de oficinas de contação de histórias, jogos e brincadeiras.